Lauraceae

Nectandra psammophila Nees

Como citar:

Lucas Arguello Aragão; Eduardo Amorim. 2022. Nectandra psammophila (Lauraceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

3.214.824,073 Km2

AOO:

224,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020, 2020), com distribuição: no estado do Acre — no município Sena Madureira —, no estado do Amazonas — no município Alvarães —, no estado da Bahia — nos municípios Almadina, Caravelas, Ibicoara, Mascote e Mucuri —, no estado do Espírito Santo — nos municípios Aracruz, Guarapari, Ibitirama, Linhares, Pancas, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus e Serra —, no estado do Mato Grosso — no município Carlinda —, Mato Grosso Do Sul — no município Corumbá —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Caxambu, Descoberto, Espera Feliz, Fervedouro, Juiz de Fora, Matozinhos, Ouro Preto e São Sebastião do Paraíso —, no estado do Paraná — no município Paranaguá —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Carapebus, Itatiaia, Magé, Quissamã e Rio de Janeiro —, e no estado de São Paulo — nos municípios Adamantina, Cubatão, Ilhabela, Paraibuna, Pariquera-Açu, São José do Rio Preto, Tapiraí e Ubatuba.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2022
Avaliador: Lucas Arguello Aragão
Revisor: Eduardo Amorim
Categoria: LC
Justificativa:

Árvore com até 10 metros de altura (Assis et al., 2005). Popularmente conhecida como canela, esta espécie é endêmica do Brasil com ocorrências confirmadas na Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia, em fitofisionomias de Restinga, Mata de Galeria, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila (Flora do Brasil 2020, 2020); e floresta alta sobre cordão arenoso em cidades como Linhares e Aracruz, no estado do Espírito Santo e município de Carapebus, no estado do Rio de Janeiro; Parque Estadual Serra do Mar, em Ubatuba, no estado de São Paulo, dentre outros. Possui mais de 10 situações de ameaça no território brasileiro. Apresenta uma ampla extensão de ocorrência (EOO) de 3200666km² que está consideravelmente acima dos limiares estabelecidos para que a espécie se configure em algum critério de ameaça. Adicionalmente, a espécie se encontra em unidades de conservação de proteção integral com registros recentes como no Parque Nacional do Caparaó e o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, além de constar registros na Reserva Biológica Augusto Ruschi e Reserva Natural Vale que abrigam e propiciam a manutenção reprodução das espécies nativas da Mata Atlântica. Diante dos fatores supracitados, a espécie foi avaliada como de Menor Preocupação (LC) até o momento, demandando mais estudos de tendência populacional e distribuição.

Possivelmente extinta? Não
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2012 LC

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Syst. Laur. 303, 1836. Árvore com até 10 metros de altura (Assis et al., 2005), conhecida popularmente como canela (Flora do Brasil 2020, 2020). Folhas alternas, estreito-elípticas, ápice acuminado, base aguda, margem inteira, face adaxial glabra, face abaxial glabrescente; flores brancas, hipanto internamente glabro, estilete menor que o ovário, ca. 20% do pistilo; fruto elíptico, ca. 25% envolvido pela cúpula trompetiforme. Nectandra psammophila é afim de N megapotamica. Difere desta pelos filetes dos estames de séries I e II terem 1/5 do comprimento das anteras ou menor, e estilete cerca de 20% do tamanho do pistilo; em N. megapotamica os filetes dos estames das séries I e II são 1/3 ou 1/2 do comprimento das anteras, e estilete possui cerca de 50% do tamanho do pistilo (Alves & Sartori, 2009).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico para a espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Mata Atlântica, Cerrado
Vegetação: Floresta Ciliar e/ou de Galeria, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Restinga
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry Forest, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore de até 12 metros de altura. Ocorre na Mata Atlântica e Cerrado, em Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila, Restinga e Floresta Ciliar (Flora do Brasil 2020, 2020).
Referências:
  1. Flora do Brasil 2020, 2020. Lauraceae. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB8435 (acesso em 11 de outubro de 2021)

Ações de conservação (3):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Rio de Janeiro - 32 (RJ), Território PAT Capixaba-Gerais - 33 (ES), Território Itororó - 35 (BA), Território PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia - 39/40 (BA), Território PAT Espinhaço Mineiro - 10 (MG).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental Carste da Lagoa Santa, Área de Proteção Ambiental da Lagoa Guanandy, Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca, Área de Proteção Ambiental Lagoa Encantada, Área de Proteção Ambiental Serra do Mar, Área de Proteção Ambiental Suruí, Floresta Nacional de Tefé, Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual de Ilhabela, Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Parque Nacional de Caparaó, Parque Nacional do Itatiaia, Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, Parque Natural Municipal da Lajinha, Parque Natural Municipal da Restinga de Carapebus, Reserva Biológica Augusto Ruschi e Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.